domingo, 29 de marzo de 2009

Leituras para exercitaçao

1-O trabalho é necessário. O samburá está cheio de jacas, abacates e cajás. O Estado de Sao Paulo possui o maior parque industrial da América Latina. Após a descoberta, o Brasil foi batizado com o nome de Terra de Vera Cruz. O cravo e a canela sao especiarias trazidas do Oriente. As caravelas portuguêsas ancoraram em Pôrto Seguro, no atual Estado da Bahia.

2- Ontem assistimos a un interessante concêrto. Foram executadas muitas obras do maestro Villa-Lôbos ainda desconhecidas na cidade. Além de compositor, o autor das "Bachianas Brasileiras" foi também um excelente diretor de canto orfeônico. Minha irma comprou ontem um álbum que contém tôdas as peças para piano do grande compositor brasileiro.

3- O luar do nordeste brasileiro é límpido e diáfano. A cidade do Rio de Janeiro sofreu muitos ataques de franceses e inglêses. A cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco, foi fundada no govêrno holandês de Maurício de Nassau. O Estado da Bahia é atualmente a capital do petróleo brasileiro. As igrejas da Bahia e da cidade de Ouro Prêto sao muito antigas e representam fases importantes da arte barrôca no Brasil.

Fonte: Liçoes de Português - Instituto de Cultura Uruguaio - Brasileiro - Montevidéu 1970

No hay comentarios: